Airão Santa Maria – Resenha Histórica

Memória Descritiva dos Símbolos Heráldicos

Espigas de centeio e milho – Representam a agricultura, como sendo esta uma das principais actividades económicas da freguesia e principal fonte de rendimento da sua população.

Burelas ondadas – Simbolizam o rio que banha a freguesia, o Pele.

Picaretas – Representam a extracção do granito e a construção civil, bem como as diversas pedreiras existentes. 

Caracterização e Síntese Histórica

A freguesia de Santa Maria de Airão localiza-se na raia ocidental do concelho vimaranense, com o vizinho concelho de Vila Nova de Famalicão. Distando cerca de 12 quilómetros da sua sede de concelho, possui também distância semelhante dos municípios de Famalicão e Braga. Esta localidade, cuja existência é anterior à nacionalidade portuguesa, é atravessada pelo rio Pele, com águas seculares, sendo este rio fonte de funcionamento de vários moinhos. Santa Marinha foi um topónimo da freguesia, que nesta matéria permanece embriagada em dúvidas quanto à origem da toponímia de Airão, sendo a hipótese mais verosímil o facto de Airão provir de uma ‘villa’, cujo proprietário, germânico ou visigodo, se chamaria Árias ou Árila, sendo que nesta época Airão abrangeria o actual território das duas freguesias de Airão, Santa Maria e São João. O primeiro documento onde se regista aparição da localidade é num Censual de Braga do Bispo Dom Pedro, organizado entre 1085 e 1091, no qual se designa a actual freguesia por ‘Sancta Maria de Ariam’. Dois séculos volvidos, já nas Inquirições de 1220 e 1258, estas indicam que pertencia ao julgado da Terra de Vermoim, na altura termo independente de Guimarães. A partir de meados do século XIV foi, então, integrada no julgado de Guimarães. 

Património Cultural Imóvel Igreja Paroquial, Capela de Santa Luzia, Alminhas, Cruzeiro, Casa da Quinta do Eirado e Ponte sobre o rio Pele.

Locais de Interesse Turístico Parque da Praia Fluvial 

Artesanato Tecidos, bordados e pintura (Manuela Faria – 963 123 310) Trabalhos em madeira (Manuel Machado – 968 419 027) 

Padroeiro/Festividades Nossa Senhora da Misericórdia (Padroeira – 8 de Setembro; festejada no domingo seguinte) e Santa Luzia (domingo seguinte a 13 de Dezembro). 

Freguesia em Números Área (i): 238,10ha

Abastecimento de Água – Rede Pública (ii): 80%

Saneamento Básico (ii): 65%           

Iluminação Pública (ii): 95%

Transportes (ii): Arriva

Habitantes (iii): 1686 (H-841 M-845) 

Eleitores (iv): 1572 (H-780 M-792)

Alojamento (iii): 644                        

Famílias (iii): 556

Faixas Etárias (iii): 0/14-262 15/24-219 25/64-959 65 ou mais-246

Habilitações (iii): Nenhuma-279 Básico-1142 Secundário-187 Superior-78

[Fontes: i. Câmara Municipal Guimarães; ii. Junta Freguesia; iii. INE Censos 2011; iv. DGAI] 

Equipamento e Serviço Social Sede da Junta de Freguesia (com Serviço de Enfermagem e apoio Psicosocial) semanalmente), Jardim de Infância, EB1 de Poças (com Cantina Escolar e ATL), Campo de Futebol com relvado sintético, Salão Paroquial, Apoio Domiciliário (CAISA, Fundação Casa do Paço – Airão S. João, Centro Paroquial de Ronfe, e Centro Paroquial de Joane) e Viatura (16 lugares). 

Monografia

Monografia de Santa Maria de Airão

2003 – Hilário Oliveira da Silva


Definições de Cookies