CAISA CRL

A CAISA – Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação CRL., é uma instituição sem fins lucrativos em que o seu objeto Social é a prossecução de atividades no âmbito da ação cultural, nomeadamente difusão da música, da criatividade, informação, dinamização e animação, bem como intervir com as pessoas, comunidades e instituições e/ou associações para a erradicação da pobreza, da exclusão social, da injustiça, pela garantia de direitos fundamentais à democracia, à educação, ao trabalho, à cultura, à influência nas transformações sociais, em suma, à participação nas diferentes esferas de atividade e no exercício de uma cidadania ativa.
Com o seu Projeto TOCA Academia de Artes Performativas de Joane, ao longo deste tempo, tem direcionado o seu trabalho para o ensino da música, principalmente a sua fusão entre as linguagens Clássicas/Tradicionais/Contemporâneas.
Da mesma forma, tem realizado um conjunto de workshops, ligados ao ensino de instrumentos musicais tradicionais a pedido do departamento do Folclore do Município de Vila Nova de Famalicão, bem como assessorado instituições culturais de Joane e de Vila Nova de Famalicão no que diz respeito às questões relacionadas com a produção artística e Educativa.
Contudo o seu trabalho não tem só passado por isso, tem também realizado Oficinas Criativas direcionadas para jovens em situação de risco social, nomeadamente, junto do seu parceiro AgitArte sedeado no Município de Lousada, tendo sido convidada para dirigir as sessões de Musicoterapia nas Unidades de Multideficiência do Município de Santo Tirso, enquadrado no projeto de apoio às férias escolares do Município.
Nas suas instalações, tem recebido projetos musicais, de grande valor nacional, que pelas dificuldades em encontrar espaços adequados, utilizam os da CAISA C.R.L. para poder criar, ensaiar e experimentar, daí destaca-se dois desses projetos: Jogo de Damas, Ensamble Vocal sedeado no Porto, este projeto tem explorado as linguagens do Jazz em formato à capela, e EL RUPE, projeto de Guimarães, no qual o seu inicio criativo e artístico nasceu nas instalações da cooperativa, vai lançar o seu primeiro trabalho e tendo já participado no Festival Paredes de Coura 2015.
Mais se informa, que o próprio TOCA produziu em 2015, “Tripla Personalidade”, no seu Laboratório Criativo Digital, criou a banda sonora para o espetáculo “Guarda Mundos” da Companhia de Teatro Didascália, sedeada na Vila de Joane, “ Os Músicos de Bremen” para a Companhia de Teatro de Braga, “ Bandoleiros Cabaret” para o Teatro Jangada, produziu ainda para a “OCubo” a banda Sonora para o Vídeo Mapping “ 500 Anos do Foral de Lousada”.
Além disso, leciona a disciplina de Expressão musical nos seus parceiros educativos, Colégio Talvaizinho V.N. de Famalicão, Casa do Povo de Serzedelo, Guimarães e nos Jardins de Infância de Vermil, Poças Airão Santa Maria e Roupeire Airão São João, Guimarães.
Tem protocolos de Colaboração Cultural e Artística com o Complexo Social de Lousada, o Grupo Etnográfico Rusga de Joane, o Grupo Folclórico de Oliveira Santa Maria e o Teatro da Didascálica, possuímos de igual forma Protocolos Educativos, com o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado – V.N. de Famalicão, o Instituto de Estudos Superiores de Fafe, (Escola de Educação e Escola de Tecnologias), Fafe, o Colégio Talvaizinho – V.N. de Famalicão e a Casa do Povo de Serzedelo – Guimarães.

Contatar

Definições de Cookies