Vermil – Resenha Histórica

Memória Descritiva dos Símbolos Heráldicos

Perdiz – Em representação da ave, outrora, abundante no Monte de S. Miguel-o-Anjo.

Leões – Simbolizam o orago da freguesia, S. Mamede.

Cômoro – Simboliza o Monte de S. Miguel-o-Anjo. 

Caracterização e Síntese Histórica

A verdejante freguesia de Vermil situa-se no limite do seu concelho, fazendo fronteira com Joane (V. N. Famalicão) e distando cerca de 10 quilómetros a oeste de Guimarães. Não sendo uma localidade com índice demográfico significativo, é uma terra em que se trabalha essencialmente na agricultura. Nesta tão antiga freguesia travaram-se inúmeras batalhas, tendo por aqui estado romanos, suevos, visigodos, celtas e árabes. Os registos históricos da freguesia indicam que o Castro de São Miguel – alusão ao Monte de S. Miguel, pertencente a Vermil, – havia sido construído pelos celtas no século V a.C., mantendo-se até à época de ocupação romana, na qual o Cônsul Décimo Júnio Bruto, em 137 a.C., derrotou os galaicos e os romanos ocuparam o território do norte até ao rio Minho, começando a extinguir-se os castros. O território correspondente a Vermil foi, assim, povoado desde idade remota, alguns séculos antes de Cristo. Sobre a povoação de Vermil, constituída como terra firme e independente, sabe-se que resulta de um desmembramento da paróquia de Brito, antes do século X, sendo que na altura os seus habitantes tinham como orago São Mamede. Vermil foi outrora denominada Belmir e Belmil, sendo couto na Idade Média, tendo estes topónimos origem no nome pessoal Belmirus. Desta época resistem alguns documentos, que fazem referência a Vermil como ‘villa’: “et villa Belmil quod caduit in partione de Germano nostro Tello Arias pro remedio anime sue”. 

Património Cultural Imóvel Igreja Paroquial, Capela de São Miguel, Capela de São Roque, Castro – Muro Celta, Pelourinho, Cruzeiros (2) e Alminhas (7). 

Locais de Interesse Turístico Monte de São Miguel-o-Anjo (com Castro – Muro Celta), Delta (marco geodésico), Cristo-Rei, Capela de São Miguel, Capela de São Roque, Campo de Formação do C.N.E. Padre Flávio Nogueira e Parque de Lazer. 

Eventos Festa da Juventude (Setembro)Padroeiro/FestividadesSão Mamede (Padroeiro – 17 de Agosto)São Miguel-o-Anjo (último fim de semana de Setembro) 

Equipamento e Serviço Social Sede da Junta de Freguesia (com Serviço Voluntário de Enfermagem – semanalmente), Jardim de Infância (com ATL), Escola Básica do 1º Ciclo (com Cantina Escolar e Polidesportivo) e Salão Paroquial. 

Serviços Estação Serviço, Posto Abastecimento Combustíveis, Multibanco e Turismo Rural. 

Freguesia em Números Área (i): 232,11ha

Abastecimento de Água – Rede Pública (ii): 80%

Saneamento Básico (ii): 95%

Iluminação Pública (ii): 80%

Transportes (ii): Arriva

Habitantes (iii): 1144 (H-559 M-585) 

Eleitores (iv): 1105 (H-537 M-568)

Alojamento (iii): 444                          

Famílias (iii): 376

Faixas Etárias (iii): 0/14-181 15/24-172 25/64-641 65 ou mais-150

Habilitações (iii): Nenhuma-204 Básico-778 Secundário-117 Superior-45

[Fontes: i. Câmara Municipal Guimarães; ii. Junta Freguesia; iii. INE Censos 2011; iv. DGAI] 

Monografia

Monografia de S. Mamede de Vermil, 1965 – Autor desconhecido

Definições de Cookies